BELVEDERE

10/11/2019 9:56:37 AM

O bairro Belvedere é um bairro de Belo Horizonte de classe alta, que cresceu em torno do BH Shopping.
É o bairro mais alto da cidade, variando de 1.100 a 1.270 metros de altitude, e possui um clima bem mais ameno que o do centro da cidade.
Exatamente como o vizinho bairro Mangabeiras, possui uma espetacular vista da cidade. Limita-se, também, com os bairros Vale do Sereno e Vila da Serra, já no município de Nova Lima.

Divide-se em Belvedere I, II e III. As duas primeiras etapas tiveram como Urbanista o arquiteto Ney Werneck, e compreende uma ampla área de ocupação horizontal, com edificações baixas. A terceira etapa se caracteriza por intensa verticalização, com grandes torres próximas à área conhecida como Lagoa Seca.

Ruas largas, jardins, urbanismo impecável, todas as ruas com calçadas portuguesas, vista para a cidade, clima de montanha, um comércio forte concentrado na Rua Luiz Paulo Franco, inúmeros bancos, galerias, clínicas, supermercados, restaurantes, ao lado de dois hospitais (no Vila da Serra), dão ao bairro uma completa infraestrutura, fatores que atraem as pessoas.

Belvedere - pequeno mirante de onde se descortina um vasto panorama, conforme o dicionário Aurélio. Vias internas com 15 metros de largura (contando com as calçadas), 4 metros a mais que as outras da cidade. As avenidas com 25 metros. O Belvedere inicialmente recebeu apenas casas, até porque há décadas os prédios eram vistos apenas no centro da cidade. Uma das construtoras com forte atuação, sobretudo na terceira fase do Belvedere, foi a Patrimar. O bairro é o que concentra o maior número de empreendimentos da empresa, cerca de 20.

Trata-se do bairro com maior renda média mensal da cidade. Quem caminha pelas ruas do Belvedere logo percebe que se trata de um bairro diferenciado! O entorno da Lagoa Seca é point da geração fitness. Ela é utilizada intensamente para a prática de esportes.

Os principais acessos ao bairro são a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Raja Gabáglia, e o Anel Rodoviário.

O bairro conta com 4 escolas: Fundação Torino, Colégio Edna Roriz, Coleguium Internacional, e Colibri; além de diversas opções de lazer e compras, como o BH Shopping, Belvedere Mall, BH2Mall, e diversos restaurantes, como Projeto Sabor, Taika Izakaya, Me Gusta, Graciliano, Bistrô do Divino, dentre outros. Possui diversas academias como a Body Tech, The Box Crossfit, Malhação, Runner BH; e diversos supermercados, como Epa Plus, Momento Super Nosso, Carrefour e Extra Belvedere.